quinta-feira, outubro 26, 2006

Bons professores..

Entristece-me que só agora se começa a pôr o dedo na ferida, sem insultos, sem demagogias, com elevação e objectividade. A educação tem dos orçamentos mais generosos, ao nível dos países mais desenvolvidos. E os resultados? Serão eles condizentes com tamanho esforço financeiro? Não. Nem de perto nem de longe. Há já larguíssimos anos que os resultados são vergonhosos. Foram no tempo das PGA's, provas específicas... e continuam ainda hoje nos exames nacionais. Infelizmente mais mês menos mês, haverá mais do mesmo. Triste realidade. E de quem é a culpa?
Os 1ºs culpados têm que ser os professores, quer por acção ou inacção.
Em 2º são os ministros, sabem que existem professores incompetentes a leccionar, que existem politicas de ensino erradas, que existem escolas sem condições e não têm engenho nem arte para promover a mudunça para melhor. Pelo menos o 1º passo foi dado. Identificar os 1º's responsáveis.
Olhe-se para África onde crianças sem pc´s, sem livros novos a estrear, sem salas de aulas, munidas apenas de papel e lápis numa mão e um banquinho (ou lata vazia) na outra, correm para escola, ávidas para aprender. Não é o canudo ao fim de 3 ou 5 anos que faz um grande profesor, mas sim a vontade de ensinar e a capacidade de transmitir conhecimentos, a capacidade de em todos os momentos reconhecer quem apreendeu a matéria e ajudar quem não o tenha feito. Mas isto dá trabalho, muito trabalho extra sala de aulas, e não se aprende na universidade. Felizmente existe quem o faça, pena é que sejam uma minoria. Com boas políticas e bons professores não há mau comportamento que resista (a não ser que seja patológico), não há frio que chateie, não há encarregado de edução ausente que impeça o bom aproveitamento do educando. Fora com os mercenários do ensino, que os bons professores e as boas escolas tenham a palavra.

1 comentário:

Anónimo disse...

"Em 2º são os ministros, sabem que existem professores incompetentes a leccionar"

Com tanta stora estagiária boa e metem stores tds f*** a leccionar...
É claro que há desinteresse escolar e pensam que é com aulas de substituição kisso paxa...
Paxa o C***...
Se ainda fosse uma estagiária cm seus atributos...